A VIDA OFERECE, DIA A DIA, NOVOS ARES, NOVAS CORES. CONTINUA SENDO ESCRITA COM POESIA em WWW.ESCREVENDOAVIDACOMPOESIA.BLOGSPOT.COM

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Lições naturais
Começa a chover, esfria...
Depois de muito sol e calor, as primeiras gotas de chuva anunciam que a seguir tudo estará diferente. Não apenas as condições climáticas, mas também estéticas e emocionais.

Pouco a pouco todas as cores se transformam: do chão, do céu, do humor. Não se trata da subtração do azul celeste, mas da alteração da transparência atmosférica que o permitia evidente. Nada nos é tirado. O que os olhos percebem em branco e cinza é uma delicada camada de mistério que oferece outros convites. Modulações que se refletem também internamente, em âmbito pessoal.

Alteram-se sentidos, sensações e sentimentos. Enquanto alguns querem dormir, outros despertam. A pele, que respirava ofegante, de poros abertos, relaxada, se mostra contraída. Refresca-se, resguardando o coração. Arrepia, reagindo à novidade, afoita pelos carinhos que hão de vir, ainda que apenas sob a forma de mangas mais longas, através de algum tecido.

Os cheiros da terra, do mato, do asfalto, despercebidos até a chegada da chuva, passam a perfumes. A mudança filtra odores e muda a propagação de ondas sonoras. Os sons em geral ficam mais mansos. Há algum "maior" silêncio. Tudo parece menos... intenso. Tudo parece mais... delicado: a música da vida muda, troca de faixa.

Frio ou calor, claro ou escuro, sol ou chuva: a alternância destaca, a mudança ressalta o que naturalmente se complementa. Alteram-se padrões, substantivos, mas a qualidade, adjetiva, é interpretação de cada um.

A beleza está na forma particular de observar, de perceber.


Bommmm dia !