A VIDA OFERECE, DIA A DIA, NOVOS ARES, NOVAS CORES. CONTINUA SENDO ESCRITA COM POESIA em WWW.ESCREVENDOAVIDACOMPOESIA.BLOGSPOT.COM

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Comemorações
As datas ditas comemorativas já foram mais exclusivamente especiais. Marcavam ocasiões a celebrar, comportavam verdadeiros rituais de preparação, com aura de eventos ímpares. Momentos planejados com antecedência criavam uma excitação interna que ia além de mera expectativa. Funcionavam como intervalos no tempo regulamentar, pausas para reabastecimento, férias da realidade rotineira, fendas, períodos seletos para prazer. Difícil dizer se o melhor ficava por conta das preliminares ou acontecia realmente naqueles espaços marcados para acontecer.

Porém tudo muda... e as datas consideradas festivas passaram a ser praticamente como as demais. Aniversário, feriados... são bonnns dias... normais. Não que o calendário tenha se alterado, mas pensamentos e emoções simplesmente não giram mais em torno dessas referências pontuais. A demanda interna é outra, o processamento dos eventos também.

O que realmente está diferente, quem mudou ? Mudei !

O que toca não tem momento preciso, data marcada, preparação prévia imperativa. A atenção transforma. E tudo acontece simplesmente, de repente, de fontes várias, em gestos, sorrisos, palavras, olhares, silêncios, sustos, surpresas. Alteram-se prerrogativas, mudam valores. Pompa e circunstância não se fazem necessários. A importância de coisas e pessoas não é a mesma e a expectativa de receber também não: a veemência de produzir tomou espaço. Envelhecimento ? Cansaço ? Maturidade ? Avanço ou retrocesso ?

Datas estabelecidas não são mais condição. A excitação centralizada nelas pode diluir-se entre as demais... e os dias “de comemoração” vão se dividindo e se multiplicando, espalhando-se, abarcando todos os outros.

Parece que a alegria aprendeu que não precisa se concentrar, convergir para um lugar, mas pode repartir-se em frações infinitas e contemplar também o impreciso e o inesperado do dia-a-dia.


Todo hoje pode ter magia e ser festa.

Não é algo digno de comemoração ?!


Bommmmmm dia !