A VIDA OFERECE, DIA A DIA, NOVOS ARES, NOVAS CORES. CONTINUA SENDO ESCRITA COM POESIA em WWW.ESCREVENDOAVIDACOMPOESIA.BLOGSPOT.COM

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Ser real
Pode parecer fácil e não ser tão simples. Assumir-se, quando adulto, demanda coragem. Moldado por educação, cultura, cobranças, decepções, defesas... falta ao adulto o que é inerente à criança. Aceder à porção natural e espontânea da infância, acomodando-a adequadamente em outra idade, pede não apenas desejo mas empenho da vontade. A consciência dos benefícios - um ponto de partida - isolada é insuficiente.

Inadvertidamente, sem perceber, o ser que “cresce” ergue máscaras que supostamente o protegem e fortificam, que parecem facilitar o enfrentamento dos fatos, a lida com as coisas da vida.

De disfarces a muros, estabelecem-se padrões de conduta, incorporam-se papéis, fixam-se características vendidas como verdadeiras. De tão exercitadas são compradas até mesmo pelo próprio criador, que incorpora o personagem, vivendo o palco em tempo integral.

Mas máscaras têm um peso. O que defende também pode atacar. Com o passar do tempo respirar fica difícil, falta ar interior. Viver o que se sente, dar vazão às necessidades internas passa a ser indispensável, vital. A autenticidade pede passagem, cobra espaço... e encontra barreiras. A essência apenas quer o que lhe é de direito: sair, aflorar, fluir um pouco mais. Defronta-se, contudo, com limites, muralhas auto-impostas.

É quando advém outra etapa. Começa o trabalho de subtrair, eliminar camadas de tinta, desvencilhar-se da camuflagem, da roupagem excessiva... no anseio de caminhar mais leve, mais solto.

É a maturidade que chega, como etapa evolutiva, querendo promover o encontro do adulto com sua criança, com sua natureza espontânea latente, guardada, adormecida.

Assim as partes do todo podem fazer as pazes, reconciliar-se. Ao associarem-se com mais verdade, as faces do ser criam possibilidades para uma convivência mais pacífica e harmoniosa entre qualidades e defeitos, potenciais e limitações, força e doçura: tudo o que o Ser quer ter ! 



Bommmm dia !