A VIDA OFERECE, DIA A DIA, NOVOS ARES, NOVAS CORES. CONTINUA SENDO ESCRITA COM POESIA em WWW.ESCREVENDOAVIDACOMPOESIA.BLOGSPOT.COM

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Complementaridade
O outro é alguém diferente de nós.

Sempre que depositamos em outrem nossas aspirações entregamos à relação o peso, a “obrigação” de atendê-las. Buscamos na segunda pessoa do par e na terceira pessoa - a relação, o que gostaríamos de concretizar, de viver... dentro de nós. Deslocamos responsabilidades, expectativas, esperanças e o poder pessoal da geração de bem-estar para fora de nós mesmos . 

Mas os outros são diferentes de nós: têm outras visões, outros valores, outros sentimentos, outras necessidades, outras realidades. Vivem em outros compassos - em seus compassos. Não existem para responder a nossos anseios, atender às nossas demandas, preencher nossos vazios.

É muito bom quando as peças se encaixam, se complementam, em associação, formando um todo maior que a simples soma de unidades mas mantendo a integridade das mesmas !... Mas também podemos ser produtores autônomos, geradores particulares de bem-estar.

Complementar é uma palavra que denota a natureza do encontro ideal: interação que não se faz de cobranças porque não se constrói em expectativas, podendo também se desfazer... sem causar grandes dores e frustrações.

Alimentemos a união, a complementaridade... sem dependência. Para nosso próprio bem e para melhor apreciar a benção da soma.


Bommmmmm dia !