Não é questão de imediatismo, menos ainda de irresponsabilidade: não deixar para depois é fazer parte, estar presente... ao que é factível... e pode, num instante, não ser mais. Daqui a pouco tudo muda. Tempo, pessoas, oportunidades... estão e, subitamente, não mais ! A vida não oferece segurança, garantias. Viver é arriscar.
Apressado come cru, sim. Mas desfrutar o agora não é tema de pressa... e sim de possibilidade. Guarda com fome e o diabo vem e come é outro ditado a observar: se você não fizer, outro o fará. Porque o bonde da vida não para pra esperar ninguém. Ou a gente sobe... ou adeus !
Deixar uma possível alegria passar é deixar escapar a cor do momento, não ter música no enredo, perder o encantamento da estória... provavelmente recordada adiante com pesar, culpa, ressentimento... ou uma lacuna que não se poderá preencher.
Planejamento é importante. É bom prevenir, resguardar-se de potenciais desastres, poupar algum bem, cultivar boas sementes com calma... mas adiar bem-estar não dá, não pode ser ! Alimenta a saúde mental, transmuta energia física, converte-se em benesse emocional.
O que não traz prejuízo merecer acontecer ! O que não tira pedaço merece ter lugar ! Protelar é desperdício. E às vezes desvalor. O melhor dos dias é hoje, o melhor dos tempos é agora: único instante de poder !
Atente ao que lhe chega. É bem que cabe em seu espaço ? Receba, acolha em seu tempo, então. Deguste esse instante. É só o que podemos realmente possuir.
Bommmmmm dia !