A VIDA OFERECE, DIA A DIA, NOVOS ARES, NOVAS CORES. CONTINUA SENDO ESCRITA COM POESIA em WWW.ESCREVENDOAVIDACOMPOESIA.BLOGSPOT.COM

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Certezas
Buscamos dirigir nossas vidas maduras no campo das certezas. Acreditamo-nos sempre possuidores de experiência e bagagem suficientes para afirmações categóricas e exclamações intimativas. Mas as certezas, como as verdades, são relativas. A certeza de hoje não é a certeza de amanhã. O tempo as destrói. Elas perpetuam até o surgir de novas “verdades”. É só uma questão de tempo até que sejam destituídas de seus pedestais de “lei”.

Fatos e idéias são subordinados a interpretações e nossas convicções individuais não são necessariamente coletivas. Quais as certezas certas ? Elas não existem senão na verdade de cada um. E a verdade é aquilo em que queremos acreditar.

O ser humano necessita de pilares onde apoiar-se, por isso fixa-se, sem muito questionamento, a conceitos pré-estabelecidos. Certezas, no entanto, são temporárias e, portanto, incertas. Crenças pontuam o tempo, trocando, de quando em quando, a roupa da verdade pela da mentira ou do engano.

Uma maneira de viver melhor talvez seja não prender-se a “certezas”, admitindo-as passageiras. Assim, briga-se menos com a vida.


Bommmmmm dia !