A VIDA OFERECE, DIA A DIA, NOVOS ARES, NOVAS CORES. CONTINUA SENDO ESCRITA COM POESIA em WWW.ESCREVENDOAVIDACOMPOESIA.BLOGSPOT.COM

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Madurar pode ser doce
O que é madurar ? Para a maioria, algo desagradável, indesejável, até temível... porque os padrões de sucesso e felicidade relacionam-se demasiadamente ao frescor e à juventude.

Uma fruta só atinge seu ápice de sabor quando madura. Suas cores são vivas, sua textura é menos rija, sua doçura máxima. Seguimos mais ou menos essa mesma evolução. Passamos por estágios que deveriam deixar para trás características de rigidez, substituindo-as por maciez e docilidade, tornando-nos criaturas mais tenras, mais ternas, mais saborosas. Enquanto a casca começa a alterar sua superfície e ceder espaço a saliências e reentrâncias, a polpa tende a concentrar-se... e suas características a mudar... para melhor.

Madurar não é degenerar, não é perder o viço. Não é possível parar o tempo mas ele pode dançar outros ritmos. Ele corre da gente, vivemos correndo atrás dele... mas é possível administrar e reduzir alguns de seus efeitos sobre nós.

Falta transformar mentalidades: a ligação do senescer ao fenecer, ao perecer, ao padecer. Algumas outras culturas têm a compreensão que ainda nos falta e valorizam - mais que as mudanças externas - as que se fazem dentro de nós: não na carne, mas no cerne.

A fruta verde cresce e altera seu conteúdo agregando história. Suas experiências são gravadas, adensadas em novas características. Seu sabor é resultado de tudo por que passou.

Maturidade é prova de superação... como saborear a maturidade é prova de crescimento. 

O que é madurar ? Não é chegar ao ponto ?!

Depende de cada um encontrar meios de produzir e conduzir sua própria seiva, e fornecer-se o mais rico de todos os alimentos: sabedoria.


Bommmmm dia !