A VIDA OFERECE, DIA A DIA, NOVOS ARES, NOVAS CORES. CONTINUA SENDO ESCRITA COM POESIA em WWW.ESCREVENDOAVIDACOMPOESIA.BLOGSPOT.COM

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Satisfação e sonho

Há os que navegam exclusivamente pelos mares dos fatos, processando apenas dados concretos, relevando o mundo objetivo. Existe, contudo, um outro universo, mais velado e misterioso: o dos sentidos, sentimentos, sensações. Tão impalpável que pouco entendido. Mal explicável, ainda, por ferramentas da razão.
Não é tarefa fácil compreender o que não se vivencia. Apreende-se mais facilmente o que a pele sente. Ah, a diferença entre conceito e experiência ! O primeiro denota, classifica, é instrumento da mente para informação. Um bom ponto de partida !... Mas é a vivência a melhor mestra, que ensina imprimindo conteúdo também pelas marcas da emoção, criando conhecimento e memória mais efetivos.
Muitos não conseguem abastecer-se do deleite de um ideal por contingências financeiras, sociais. Também por razões culturais poucos o fazem. O abstrato parece menor !...
Mas existe, sim, uma felicidade diferente da midiática, uma realização diversa dessa dos desejos capitais. E como ela alimenta ! É o contentamento sereno e profundo de fazer o que se ama, de exercitar uma paixão, buscando atender necessidades internas. É a satisfação de dar ouvidos às vozes da alma, incorporando ao cotidiano um sentido de "missão".
Nossas escolhas de vida têm sido superlativamente regidas pelas consequências materiais. Ganhos e benefícios financeiros sobrepõem-se ao bem-estar. Somos validados quase exclusivamente pelo sucesso dos números. Realização e renda fizeram-se sinônimos ?
Digo não - há ações e relações que se pagam plenamente - e sonho !...
Sonho ouvir as pessoas conversando sobre o que fazem para Viver, e não apenas para existir.
Sonho com menos ânsia por objetos, mais abundância de afeição.
Sonho com mais sorrisos genuínos... de satisfação !

Bommmmmmmmmmmm dia !