A VIDA OFERECE, DIA A DIA, NOVOS ARES, NOVAS CORES. CONTINUA SENDO ESCRITA COM POESIA em WWW.ESCREVENDOAVIDACOMPOESIA.BLOGSPOT.COM

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

SurpresasSurpresas podem ser úteis, proveitosas, importantes... apesar de não serem escolhas, frutos de opção. Até as nem tão boas podem ser bem interessantes... adiante.
De modo geral, abrindo as portas do inesperado, acrescentam seres, coisas, fatos que de outra forma não entrariam em nossas vidas ou não participariam delas com a mesma intensidade ou relevância.
É bem verdade que as surpresas agradáveis são preferíveis. Aquelas que despertam bons sentimentos, deságuam em boas emoções, são fáceis de abraçar e sempre bem vindas !... Mas o tempo parece indicar que as demais, ainda que totalmente más à primeira vista, carregam também uma carga positiva, invisível de pronto, no momento de impacto. Afinal, bem e mal podem ou não ser relativos, questão de referência, ocasião ?
O incógnito gera ansiedade, receio. Assim, preferimos andar por terrenos familiares, pisar em solo "seguro", buscando trilhas conhecidas, evitando o diferente, rejeitando riscos. Mas qual é, efetivamente, nosso poder sobre o destino ? Muito se pode fazer ! Múltiplas variáveis nos fogem ao comando, contudo.
Tecemos teias de preconceitos e nos deixamos prender, enredar. Isso nos limita sem que percebamos. Tomamos novas possibilidades e novos caminhos - sobretudo os não eleitos - como grandes aventuras ou ameaças... e nem sempre nos achamos prontos a passear por incertezas.
Mas viver é incerto, um grannnnde mistério ! Iniciamos os dias sem jamais saber como terão fim. Acordamos sem garantias de que o faremos outra vez, ainda que nossos pilotos automáticos insistam em ignorar isso.
E seguimos desperdiçando vida ! Planejando, criando expectativas, adiando, tentando dominar eventos, pessoas, coisas... frustrando-nos muito mais do que seria conveniente ou necessário.
Esse mundo ideal, sob rédeas curtas, é espaço de ilusão. O paraíso pode, todavia, ser aqui, ao aceitarmos um certo descontrole, alguma imperfeição.
Importante ter sonhos, traçar metas... da mesma maneira que buscar assimilar o inusitado resistindo menos, não nos defendendo tanto, tentando adaptar-se, fluindo nas mudanças.
E se tivéssemos o domínio de todas as variáveis, sabendo sempre o que esperar ? Que grande monotonia !
As surpresas boas exclamam em sorrisos, ecoando em gratidão. As más deveriam merecer ao menos um ponto de interrogação: o que trazem que não é possível ver... ainda ?
O não saber oferece espaço ao novo, acrescentando, modificando. Assim pode ensinar e fazer crescer os dispostos a aprender.

Bommmmmmmmmmmmm dia !