A VIDA OFERECE, DIA A DIA, NOVOS ARES, NOVAS CORES. CONTINUA SENDO ESCRITA COM POESIA em WWW.ESCREVENDOAVIDACOMPOESIA.BLOGSPOT.COM

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Rótulos Rótulos seduzem... e reduzem ! Geralmente multicoloridos e brilhantes, são, sem dúvida, um importante artifício de atração e venda... mas ficam muito melhor em coisas que em pessoas !

Como somos capazes de resumir alguém pela função que exerce, pelo cargo que ocupa, por uma profissão ? Uma palavra e pronto: tudo está dito. Estabelece-se uma etiqueta, uma imagem estreita. Essa informação provavelmente designa uma característica dominante - sua principal atividade ou formação. Mas é só o que somos ? Simplesmente isso ?
Reduzimo-nos a um termo e, sem perceber, nos diminuimos. Acreditamos ser ou dever ser aquilo e não buscamos desenvolver outras características e potenciais: não nos expandimos. Não nos alimentamos de outras fontes, não nos abrimos para experiências. Não buscamos conhecer e cultivar nossas outras camadas que, se estimuladas, certamente nos agregariam mais valor, bem-estar, satisfação pessoal e autoestima. Nós nos restringimos, nos deixamos cingir. Aceitamos o confinamento.

Ser apenas isso ou aquilo é muito pouco para um Ser humano !
Somos complexos, multifacetados, com tantos talentos naturais e características peculiares !
Não cabemos numa palavra !

Engenharia, direito, medicina... pintura, dança são possibilidades de linha mestra, um rumo, uma diretriz para nossas vidas: apenas parte de nossa constituição como pessoas. Ser gente é muito mais que ser advogado, cantor, encanador. Ter um diploma ou cargo não nos descreve, simplesmente aponta uma de nossas faces - o que está longe de dizer quem somos. Além de tudo somos filhos, maridos, esposas, irmãos, tios, sobrinhos, seres de corpo, mente, alma: seres de emoções. E nos enriquecemos ou empobrecemos em cada uma dessas porções de nós.

A bagagem na viagem de ser humano é de múltiplas malas. Intocadas, esquecidas, grandes, pequenas, leves ou pesadas... umas mais utilizadas que outras, estão todas estão aí. Tirá-las do armário ou não é uma opção. Mas usar somente uma é, no mínimo, um grande desperdício !

Estudo, carreira, cargos e funções ocupam espaços de nossa existência, sendo apenas frações do que somos.

Essa viagem de viver é de descobertas contínuas, de somatória infinita... para quem não aceita um rótulo ou carimbo... e não se limita !



Bommmmmmmmm dia !