A VIDA OFERECE, DIA A DIA, NOVOS ARES, NOVAS CORES. CONTINUA SENDO ESCRITA COM POESIA em WWW.ESCREVENDOAVIDACOMPOESIA.BLOGSPOT.COM

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Verdade ? A verdade é que a verdade não existe !
Verdade ?

A verdade, se assim fosse, não admitiria dúvidas, não deixaria brechas, não permitiria a não ser um ponto final. Mas não é assim. Ela é lábil, é volátil, é volúvel. Desloca-se um passo adiante quando parece aproximar-se. Acreditando tê-la encontrado, pensando possuí-la, nos iludimos. Ela é líquida, é gasosa. Escorre, evapora, muda de estado, de intensidade, de cheiro, de cor... de verdade. Mesmo parecendo palpável é efêmera: tem a breve duração da crença de ser confiável.

Nossas verdades são transitórias. A vida as modifica e as nega, provando serem mentiras, ainda que sinceras, impondo interpretações novas - outras supostas verdades.
O tempo tenta exibi-las, mas mesmo ele é sempre um negativo, filme sujeito a más revelações.

Verdade é uma exclamação com prazo de validade desconhecido, uma miragem, imagem que se vê como se deseja enxergar. É ponto de vista, interpretação. É momento.
Nossas verdades são falsidades reais em que cremos... e que nos fazem ser quem somos. Além da minha e da sua serem maleáveis a nós mesmos, são entre si diferentes, de algum modo distantes, num hiato redutível mas indissolúvel. Por mais que busquemos inverter posições, "trocar de lugar" com o outro no intuito de tentar compreendê-lo e à sua verdade, quem se apresenta para fazê-lo somos nós, e não o outro. Somos limitados pela simples existência ! Duas pessoas serão sempre duas cabeças, com duas verdades não absolutas - e portanto questionáveis. Ambas enganosas, pois, já que verdade deveria ser uma só.

Somos parciais: uma questão de sobrevivência. Nossas análises e sentimentos jamais se libertarão desse viés. Tentamos não ser indiferentes, mas seremos sempre diversos. Nossas vontades não são suficientes para tornar-nos um mesmo, um só... e uma verdadeira verdade.
Verdades são fraudes, como efeitos especiais de cinema: críveis a ponto de nos transportar, por algum tempo, a um mundo de mentira.

A única verdade que não mente é a do olhar.

Verdade ?


Bommmmmmmm dia !