A VIDA OFERECE, DIA A DIA, NOVOS ARES, NOVAS CORES. CONTINUA SENDO ESCRITA COM POESIA em WWW.ESCREVENDOAVIDACOMPOESIA.BLOGSPOT.COM

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Desejo...  de Posse & Poder
Geralmente não nos satisfazemos em ter parte de algo, queremos o todo, ter tudo. A lição de dividir, compartilhar é uma das mais difíceis de aprender, de incorporar. Pior quando envolve pessoas. Pior quando as entendemos como coisas, objeto de governo.

Apresentamos dificuldade em administrar o convívio sem sucumbir à tentação de domínio, sem tentar fazer dos parceiros uma parte de nós, menor. De algum modo buscamos colocá-los sob nosso julgo, de forma a serem parte de nossas vontades, nossa natural extensão: uma maneira de nos sentirmos fortes. Eis um alimento que não nutre, não sacia... mas vicia.

O controle parece nos fazer poderosos. Comando e posse confundem-se com sentimentos de superioridade e invulnerabilidade... irreais. Promovem conforto e satisfação momentâneos, que não se sustentam... e pedem mais !... E pedem sempre, e cobram, e asfixiam, e saturam. Acaba por faltar equilíbrio: falta respeito !

As relações de propriedade só existem à custa de alguém, em detrimento do outro. Não são envolvimentos naturais de doação e troca mas de cobrança e recriminação. E não serão diferentes se não entendermos que podemos ser um mais forte sendo dois unidos, sem anular alguém. 

A partir do momento que compreendemos – e aceitamos - que ninguém nos pertence, quando percebemos que dividir não tira, mas acrescenta... é possível compor uma melhor equação. Lembrando que muitas vezes é preciso ceder para somar !...

Para sermos fortes não precisamos de um outro ser diminuído !

Posse não é poder !
O verdadeiro poder é apoderar-se de si... procurando crescer !... 



Bommmmmmm dia !