A VIDA OFERECE, DIA A DIA, NOVOS ARES, NOVAS CORES. CONTINUA SENDO ESCRITA COM POESIA em WWW.ESCREVENDOAVIDACOMPOESIA.BLOGSPOT.COM

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Nas diferenças
Naturalmente buscamos nossos pares procurando semelhanças. Elas nos oferecem o conforto da familiaridade e parecem favorecer trocas.
Tendemos a estabelecer laços baseados em igualdades, sentimo-nos à vontade em meio ao "conhecido". As forças de atração humanas não acompanham as leis da física num primeiro momento: o que temos em comum nos aproxima, nossas diferenças nos afastam.

Talvez procuremos no outro uma extensão de nós mesmos, ou nosso reflexo, ou simplesmente desejemos nos sentir em casa, à vontade, seguros. Na paridade não nos sentimos ameaçados. A convivência tende a ser mais fácil, mais leve na uniformidade, no mundo das semelhanças - o que é muito bom mas limitante !

Para expandirmos esse universo agradável mas restrito ( quantas pessoas se enquadram em seus perfis ? ) basta notar que nos identificamos na igualdade mas aprendemos nas diferenças. Elas oferecem novos elementos, informações, sensações e experiências: são fontes de evolução.

A proximidade complementa, a distância acrescenta.
Nas similaridades nos unimos, nas adversidades podemos crescer.

Se nos dispusermos a usá-las para somar elas farão toooda diferença !




Bommmmmmm dia !