A VIDA OFERECE, DIA A DIA, NOVOS ARES, NOVAS CORES. CONTINUA SENDO ESCRITA COM POESIA em WWW.ESCREVENDOAVIDACOMPOESIA.BLOGSPOT.COM

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Paciência
Musculação, levantamento de peso, boxe ?
Não. Paciência é o exercício que requer mais força. Ela não provém dos músculos mas pede tanto ou mais treinamento que qualquer modalidade física. Movimenta pensamentos, neurônios, vias de condução nervosa... sistema respiratório. Atua na liberação de hormônios, sentimentos...

Ah, como é difícil dominar impulsos, silenciar, calar... sem sofrer ! Conter um vulcão em erupção não é tarefa de braços fortes mas atividade poderosa da razão... em espetáculo de equilíbrio. Ela precisa ser forte para suplantar a efervescência da emoção. Mais ainda, demanda ser bem treinada, estimulada carinhosamente ao adestramento.

Em condições normais de temperatura e pressão, de tranquilidade, o certo é simples. No entanto, basta que essas variáveis se alterem um pouco para que o certo seja duvidoso.

Paciência não é substantivo fácil, não é adjetivo rápido, não é ação perene. Não oferece garantias de manutenção. Cada novo estímulo representa um novo teste, podendo derivar em fracasso ou superação. Nada menos que o trabalho constante e a calma persistência para desenvolver alguma habilidade de auto-controle.

Quando nos destemperamos regredimos, damos corpo ao animal interno: instinto suplanta consciência. Recobrada, percebemo-nos frágeis. O ser levado exclusivamente pelas emoções não é dono de si.

Ser Gente pede paciência - um exercício complexo... de força interior.



Bommmmmmm dia !